Será que a manteiga é boa para perda de peso?
A manteiga é um delicioso produto lácteo feito com leite ou creme batido, geralmente de leite de vaca. No entanto, também estão disponíveis outras variedades de manteiga, feitas com leite de cabra, ovelha, búfala ou iaque. A manteiga tem uma textura rica e cremosa e um sabor incomparável com qualquer outro produto, tornando-a a escolha preferida de muitos lácteos.
Algumas pessoas evitam a manteiga por ser “muito gordurosa”, especialmente quando estão em uma dieta para perder peso. Mas, se consumida com moderação, a manteiga pode ser relativamente saudável. Além disso, o estigma em torno da manteiga está mudando lentamente, pois as pessoas agora a veem como uma alternativa mais saudável a outras pastas.
Manteiga: uma visão geral
A manteiga vem da agitação de leite ou creme fresco ou fermentado. Manteiga sem laticínios ou à base de plantas feita a partir de óleo derivado de plantas também está disponível para veganos. À temperatura ambiente, a manteiga amolece para uma consistência suave e espalhada. Você pode usá-lo como pasta, condimento ou ingrediente culinário. A gordura da manteiga é ideal para refogar, fritar, assar receitas e molhos.
Fazer manteiga em casa é fácil e requer apenas alguns ingredientes simples. Tudo o que você precisa é de creme de alta qualidade e baixo teor calórico e um liquidificador ou mixer. Basta combinar o creme e deixar misturar por cerca de sete minutos. Feito isso, despeje o líquido e deixe descansar. Além disso, a manteiga caseira é perfeita para uma dieta de emagrecimento, pois você pode controlar o total de calorias e ingredientes.
Manteiga é boa para perda de peso?
A maioria das dietas para perda de peso inclui manteiga e outros alimentos ricos em gordura o mais moderadamente possível. Muitas vezes as pessoas acreditam que eliminar a gordura é a única maneira de ser saudável. No entanto, pode haver escolhas melhores do que isso.
UMA estudar conclui que as pessoas devem ter vários produtos lácteos, incluindo laticínios com alto teor de gordura. Os resultados também mostram que a ingestão de gordura láctea dentro da faixa do limite calórico recomendado não é um fator de risco para ganho de peso. Portanto, você ainda pode desfrutar de alguns alimentos ricos em gordura, como manteiga, enquanto está consciente da quantidade de gordura que consome.
Do ponto de vista calórico, a manteiga pode parecer uma opção muito ruim, pois possui mais de 100 calorias por colher de sopa. No entanto, você deve olhar além das calorias. A manteiga é mais saudável do que uma pasta não láctea, que geralmente contém gorduras refinadas inflamatórias. Além disso, a manteiga caseira é mais nutritiva do que as pastas processadas com açúcar refinado e óleo de palma.
A manteiga de vacas alimentadas com capim tem mais gorduras ômega-3 e vitamina E do que a manteiga comum. Além disso, a natureza sem carboidratos e com alto teor de gordura da manteiga a torna um excelente complemento para uma dieta baseada em ceto. Por exemplo, café à prova de balas ou café com manteiga é uma bebida cetônica popular com alto teor calórico.
Algumas pessoas bebem café com manteiga para retardar a fome durante o jejum intermitente para perda de peso. No entanto, beba com moderação para evitar efeitos colaterais ou excesso calórico. Além disso, você pode perder nutrientes essenciais ao trocar o café da manhã por café amanteigado. Portanto, combine uma colher de sopa de manteiga com um café da manhã rico em nutrientes.
Manteiga com sal vs Manteiga sem sal para perda de peso
Existem dois tipos de manteiga: com sal e sem sal. Como o nome sugere, uma é branda enquanto o sal é adicionado à outra variedade. A principal vantagem da manteiga com sal é o seu sabor. A maioria das pessoas escolhe manteiga com sal porque tem um sabor melhor. No entanto, também é fácil comer demais os alimentos de que você gosta.
A manteiga sem sal é melhor para perda de peso, pois não possui sal extra que pode causar inchaço. Um estudo americano da pubmed mostra que maior ingestão de sal está relacionada a maior massa de gordura corporal em crianças e adultos. Portanto, é melhor evitar a variedade salgada ao tentar perder peso.
De acordo com USDA (Departamento de agricultira amaricana) uma colher de sopa (a porção padrão) de manteiga com sal contém os seguintes nutrientes:
- Calorias: 102 calorias
- Proteína: 0,121 g
- Gordura: 11,5 g
- Carboidratos: 0,009 g (insignificante)
- Cálcio: 3,41 mg
- Potássio: 3,41 mg
- Sódio: 91,3 mg
- Água: 2,3 g
De acordo com USDA uma colher de sopa (a porção padrão) de manteiga sem sal contém os seguintes nutrientes:
- Calorias: 102 calorias
- Proteína: 0,121 g
- Gordura: 11,5 g
- Carboidratos: 0,009 g (insignificante)
- Cálcio: 3,41 mg
- Potássio: 3,41 mg
- Sódio: 1,56 mg
- Água: 2,3 g
Confira a Tabela de Caloria
A partir dos dados nutricionais acima, fica claro que o teor de sódio é a única diferença entre a manteiga com sal e sem sal. No entanto, preste atenção à variação considerável dos níveis de sódio em ambas as variedades.
Nota do HealthifyMe
Se você está observando sua ingestão de sódio, use manteiga sem sal. Dá-lhe controlo total sobre a quantidade de sal que coloca na sua refeição. Além disso, o excesso de manteiga com sal pode aumentar a ingestão calórica e o nível de sódio no corpo. Também pode colocá-lo em risco de colesterol alto devido às gorduras saturadas. Portanto, a manteiga sem sal é a melhor escolha para perda de peso.
Benefícios da manteiga para perda de peso
A manteiga contém um tipo de gordura chamada ácido linoleico conjugado (CLA). É uma gordura vista principalmente em carnes e laticínios. Embora a gordura possa não parecer atraente, o CLA é bom para perda de peso.
1°) A pubmed mostraram que consumir pelo menos 3,4 gramas de CLA por dia diminui a massa de gordura corporal em pessoas com sobrepeso. Um novo artigo da agora da NCBI também diz que o ácido linoléico conjugado suporta perda de peso moderada quando parte de uma dieta saudável.
A manteiga contém ácido butírico, um ácido graxo de cadeia curta. Tem 3% a 4% de ácido butírico, tornando a manteiga a fonte dietética mais rica de butirato. Pesquisa mostra que o ácido butírico é benéfico para a perda de peso. Ele funciona nutrindo as bactérias intestinais amigáveis. Quando você tem um microbioma saudável, fica mais fácil manter um peso saudável.
Embora alguns benefícios para a saúde venham com o consumo de manteiga, fique atento ao tamanho da porção. Se você ainda está determinando o tamanho da porção certa para você, fale com um nutricionista da HealthifyMe. Eles também podem sugerir alternativas à manteiga ou a qualquer outro alimento para ajudá-lo a permanecer dentro dos limites de calorias e a atingir seu objetivo.
O HealthifyPRO oferece CGMs (monitores contínuos de glicose) para ajudar a registrar seus padrões de nível de glicose. Esses CGMs enviam alertas se seus níveis de glicose ficarem muito altos ou muito baixos depois de comer algo como manteiga ou outro alimento. É particularmente benéfico para pessoas com SOP, diabetes ou pré-diabetes.
Nota do HealthifyMe
Com moderação, a manteiga é perfeitamente adequada para consumir. Se você usar uma colher de sopa aqui ou ali, não deve interferir na perda de peso. A manteiga contém ácido linoleico conjugado. É um tipo de gordura que suporta algum grau de perda de peso corporal ou adiposidade. No entanto, a perda de peso sustentável sempre exigirá uma dieta equilibrada em geral. Você não deve confiar apenas em um item alimentar.
Conclusão
Vale a pena incluir um pouco de manteiga em sua dieta para perder peso. Você não precisa temer a gordura e as calorias em quantidades moderadas de manteiga. A manteiga sem sal fresca de vacas alimentadas com capim é mais saudável do que outras pastas processadas contendo açúcar refinado e outros aditivos de engorda. Embora você não queira incluir manteiga em abundância em todas as refeições, não há necessidade de eliminá-la totalmente de sua dieta.
Como sempre, uma dieta bem equilibrada e consistente é a chave para manter um peso saudável. Sua dieta deve incluir macronutrientes essenciais como gorduras, proteínas e carboidratos de acordo com suas necessidades dietéticas. E a manteiga pode fazer parte disso.
As fontes de apoio
1. Ma Y, He FJ, MacGregor GA. Alta ingestão de sal: um fator de risco independente para obesidade? Hipertensão. 2015 Out;66(4):843-9. doi: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.115.05948. Epub 3 de agosto de 2015. PMID: 26238447.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26238447/
2. Soltani S, Vafa M. O paradoxo da gordura láctea: produtos lácteos integrais podem ser mais saudáveis do que pensávamos. Com J Islâmica Repub Irã. 2017;31:110. Publicado em 18 de dezembro de 2017. doi:10.14196/mjiri.31.110
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6014779/
3. Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Tipo de dados: Legado SR | Categoria Alimentar: Laticínios e Ovos | FDC ID: 173410 | NDB Número: 1001
https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/173410/nutrients
4. Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Tipo de dados: Legado SR | Categoria Alimentar: Laticínios e Ovos | FDC ID: 173430 | Número NDB: 1145
https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/173430/nutrients
5. Gaullier JM, Halse J, Høye K, Kristiansen K, Fagertun H, Vik H, Gudmundsen O. A suplementação com ácido linoleico conjugado por 24 meses é bem tolerada e reduz a massa de gordura corporal em humanos saudáveis e com sobrepeso. J Nutr. 2005 abril;135(4):778-84. doi: 10.1093/jn/135.4.778. PMID: 15795434.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15795434/
6. den Hartigh LJ. Efeitos do ácido linoleico conjugado no câncer, obesidade e aterosclerose: uma revisão de ensaios pré-clínicos e humanos com perspectivas atuais. Nutrientes. 11 de fevereiro de 2019;11(2):370. doi: 10.3390/nu11020370. PMID: 30754681; PMCID: PMC6413010.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6413010/
7. Coppola S, Avagliano C, Calignano A, Berni Canani R. O papel protetor do butirato contra a obesidade e doenças relacionadas à obesidade. Moléculas. 2021 28 de janeiro;26(3):682. Doi: 10.3390/molecules26030682. PMID: 33525625; PMCID: PMC7865491.