Os consumidores estão buscando opções de alimentos convenientes e saborosos, o que levou ao crescimento explosivo do macarrão instantâneo. A popularidade do macarrão instantâneo chegou ao ponto em que a maioria das pessoas quase o considera um item de mercearia essencial.
Esse macarrão instantâneo leva “três” minutos para cozinhar e é acessível. Por esse motivo, o macarrão instantâneo é a graça salvadora durante as dores de fome prematuras, pois você pode servi-lo como uma refeição rápida e fácil de preparar. Embora a aceitação deste produto por todas as faixas etárias não seja surpreendente, seus efeitos na saúde continuam sendo objeto de investigação.
Embora conveniente e delicioso, macarrão instantâneo ou processado geralmente não é saudável. Eles também não são a melhor escolha se você está tentando perder peso.
Com a crescente conscientização sobre saúde e boa forma na Índia, muitas pessoas se tornaram mais conscientes de suas escolhas alimentares e optaram por alternativas mais saudáveis. Consequentemente, diminuiu a demanda por macarrão instantâneo entre os consumidores que buscam perder peso ou manter uma dieta saudável.
Continue lendo para saber por que adicionar macarrão instantâneo à sua dieta pode não ser uma boa opção.
Existem muitos tipos de macarrão instantâneo, cada um com diferentes conjuntos de calorias e macro nutrientes que compõem seu valor nutricional.
Portanto, se você planeja adicionar macarrão instantâneo à sua dieta para perder peso como uma indulgência, deve saber quais são as calorias e quantos macro nutrientes o macarrão instantâneo de uma determinada marca contém.
100 gramas de macarrão instantâneo contém os seguintes nutrientes:
Hoje em dia, os pacotes de macarrão contêm frases que parecem saudáveis, como “Simplesmente bom para você” e “Saiba o que tem dentro“. No entanto, macarrão instantâneo é apenas comida pré-embalada.
Nunca terá a mesma bondade que os alimentos integrais. Sob nenhuma circunstância os alimentos processados devem substituir alimentos integrais frescos ou naturais.
Macarrão instantâneo não é um alimento favorável à perda de peso. Não importa se você come uma quantidade moderada ou usa uma receita diferente da que está na embalagem; macarrão instantâneo não é adequado para perda de peso.
Além disso, é um alimento que nunca irá beneficiá-lo nutricionalmente. Mas se você gosta de macarrão instantâneo e quer se manter saudável, considere limitar seu consumo a uma ou duas vezes por mês. O consumo semanal ou diário de macarrão instantâneo é excepcionalmente prejudicial à saúde.
De acordo com estudos, a proteína aumenta a sensação de plenitude enquanto diminui o apetite, tornando-a perfeita para o controle de peso. Além disso, a fibra passa lentamente pelo trato digestivo e faz você se sentir mais cheio. Portanto, alta saciedade é a chave para reduzir a ingestão de calorias e ajudar na perda de peso.
No entanto, o macarrão instantâneo é muito pobre em fibras e proteínas. Portanto, comê-los não o ajudará a se sentir satisfeito. Inversamente, a falta de fibras e proteínas do macarrão instantâneo causa picos de açúcar no sangue mais rápidos, que desencadeiam o desejo por carboidratos mais simples.
Algumas pessoas e principalmente estudantes universitários americanos costumam consumir macarrão instantâneo mais de três vezes por semana. Pesquisas apontaram que o alto consumo de macarrão instantâneo aumentou os fatores de risco cardiometabólico, incluindo sobrepeso ou obesidade, entre estudantes universitários de 18 a 29 anos.
As gorduras trans não são as melhores gorduras para consumir. Em comparação com as gorduras saturadas, as gorduras trans levam o dobro do tempo para se dissolver no corpo. Assim, com o tempo, ele se acumula e aumenta o colesterol ruim (LDL), reduzindo os efeitos do colesterol bom.
Os altos níveis de glutamato monossódico ou MSG realçam o sabor desse macarrão. No entanto, alguns estudos dizem que o consumo regular de MSG pode levar a ganho excessivo de peso, IMC elevado, obesidade e problemas cardíacos.
O MSG também é conhecido como um medicamento para obesidade. Especialistas acreditam que o consumo excessivo de MSG induz lentidão, dor de cabeça, náusea, sede e sensação de espasmos na boca. Além disso, os consumidores podem sentir dormência, erupções cutâneas e transpiração excessiva em determinadas situações.
A alta quantidade de sódio no macarrão instantâneo contribui para seu sabor distinto e real. De acordo com a dose diária recomendada, um adulto médio deve consumir no máximo 2.400 mg de sódio por dia.
Macarrão pré-embalado tem mais de 518 mg de sódio. Isso significa que consumir mais de duas xícaras de macarrão diariamente pode facilmente levar à sobrecarga de sódio.
Macarrão instantâneo é rico em sódio por um motivo. É para fazer você desejar mais, causando desidratação. Um estudo americano da PubMed (texto em inglês), também apontam que a ingestão elevada de sódio é um fator de risco independente para obesidade.
Embora o macarrão instantâneo seja uma refeição reconfortante popular e um lanche conveniente, não é a opção de alimento mais saudável do mercado. Macarrão instantâneo, por si só, não fornece minerais, vitaminas ou fibras alimentares. Além disso, o alto teor de gordura, calorias, MSG e sódio do macarrão instantâneo pode estimular o ganho de peso ou a obesidade em vez da perda de peso sustentável.
Fale com um nutricionista para encontrar opções mais saudáveis que também atendam às suas metas de peso e saúde.
Qual o Peso Ideal para Homens e Mulheres Manter uma vida saudável é fundamental para…
Como Ganhar Massa Muscular em 2023: Um Guia Completo Quando se trata de ganhar massa…
Exercícios para Perda de Peso - Benefícios e Treinos em Casa A importância do exercício…
Muitas pessoas têm a intenção de emagrecer, mas acabam cometendo erros comuns que dificultam o…
20 dicas infalíveis para emagrecer e adotar um estilo de vida saudável Você está frustrado…
O efeito plato é comum na perda de peso, mas pode ser frustrante. Saiba como…