A maioria das pessoas que tenta perder peso evita o queijo. Devido ao seu alto teor de gordura saturada, o queijo geralmente não é considerado um alimento favorável à perda de peso.
Como resultado, a maioria das dietas para perda de peso exclui o queijo, a menos que você esteja seguindo uma dieta cetogênica. No entanto, estudos mostram que três porções de laticínios por dia podem reduzir a circunferência da cintura entre indivíduos com sobrepeso ou obesos.
O queijo é uma parte significativa de muitas dietas em todo o mundo e é frequentemente associado ao ganho de peso. No entanto, nem todos os queijos são iguais em relação ao seu valor nutricional e efeito na perda de peso.
Este artigo examinará as diferentes variedades de queijo e determinará quais são boas para perda de peso.
De opções de baixo teor de gordura a alto teor de proteína, o artigo se aprofundará nos perfis nutricionais de vários tipos de queijo para ajudá-lo a tomar decisões sábias sobre a inclusão do queijo em seu regime de perda de peso.
O queijo é criado com leite de várias fontes, como vacas, ovelhas, cabras, búfalas ou uma combinação destes.
O tempo que se pode armazenar queijo varia de acordo com o tipo que depende do período de maturação. Enquanto algumas variedades requerem meses, outras levam anos para atingir o nível desejado de maturação e envelhecimento.
Os quatro componentes essenciais do queijo natural são leite, sal, ‘boas bactérias’ e uma enzima conhecida como coalho. Os queijeiros adicionam outros ingredientes a esses itens básicos para criar os diversos tipos de queijo que conhecemos e amamos.
O queijo é um produto lácteo e retém muitos nutrientes do leite, incluindo cálcio, fósforo, proteína, niacina e vitaminas B12 e A. A quantidade desses nutrientes no queijo pode depender do tipo de queijo.
Aqueles que são intolerantes à lactose podem escolher entre vários tipos de queijo duro, como cheddar, mussarela e suíço, que geralmente têm baixo teor de lactose. Por outro lado, queijos mais cremosos, como requeijão, ricota e requeijão, tendem a ser mais ricos em lactose.
Se você deseja perder peso, o queijo pode ser um ótimo complemento para sua dieta quando consumido com moderação. Opte por queijo com o menor teor de calorias, gordura saturada e sódio. Além disso, o queijo é rico em proteínas de alta qualidade. Quando combinado com outros alimentos ricos em fibras, como pão integral, alface, pepino e queijo de tomate, pode ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo, reduzindo a tentação de comer lanches não saudáveis.
Adicionar queijo (apenas com moderação) às opções de lanche no meio da refeição pode ajudar a diminuir o consumo total de calorias. Estudos demonstraram que produtos lácteos, como queijo e iogurte, sólidos ou semissólidos, saciam mais do que as bebidas. Portanto, você não ficará tentado a comer mais do que seu corpo precisa.
Um artigo da Oxford Academic (texto em inglês) indica que a alta ingestão de cálcio pode ser benéfica para reduzir o peso corporal. O queijo é uma fonte essencial de cálcio para quem tem intolerância à lactose, assim como outros laticínios.
Substituir a maionese por queijo pode ser uma ótima opção se você deseja reduzir as calorias. A maionese integral tem quase 94 calorias e 10 gramas de gordura por colher de sopa, enquanto a maioria dos queijos com baixo teor de gordura tem 30 calorias e cerca de 2,5 g de gordura por colher de sopa.
É essencial lembrar que as necessidades de cada um são diferentes. Portanto, para obter o melhor de sua jornada de dieta e condicionamento físico, você pode consultar um nutricionista HealthifyMe, que pode fornecer planos de dieta e condicionamento físico personalizados para atender às suas metas de saúde. Assim, com a ajuda de um nutricionista, você pode saborear o queijo sem comprometer seus objetivos de saúde.
O requeijão, essencialmente paneer, é fresco, macio, de textura cremosa e não requer qualquer processo de envelhecimento para manter o seu sabor. Além disso, contém alta quantidade de proteína, atendendo a 50% da necessidade diária. Para garantir um menor teor de gordura saturada, é melhor selecionar queijo cottage com baixo teor de gordura com 1% a 2% de gordura do leite.
100 gramas de queijo cottage contém:
A textura suave do queijo cheddar vem do envelhecimento por vários meses. O queijo cheddar é uma excelente fonte de vitamina K e cálcio, tornando-o um alimento ideal para fortalecer os ossos, aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir o risco de doenças cardíacas.
Uma fatia de queijo cheddar com baixo teor de gordura contém:
O queijo parmesão é uma escolha popular para sopas, massas, molho de vegetais assados ou saladas em uma dieta para perda de peso. A melhor opção é o queijo parmesão ralado com baixo teor de gordura como cobertura.
Uma colher de sopa de queijo parmesão ralado com baixo teor de gordura contém
Feta é um queijo branco macio e salgado feito de leite de ovelha ou cabra. Tem sabor picante e textura cremosa e combina bem com todos os ingredientes. O queijo feta contém ácido linoléico ligado ao CLA, cálcio e proteína para ajudar a manter o peso e melhorar a composição corporal. Você também pode adicionar queijo feta esfarelado a saladas, ovos ou molhos de vegetais.
Uma fatia de queijo feta contém
Uma dieta para perda de peso é incompleta sem queijo ricota. Em comparação com a maioria dos queijos, a ricota é uma escolha mais saudável devido ao seu menor teor de sal e gordura.
100 gramas de ricota contém
Queijos como cheddar, requeijão, ricota, parmesão e queijo feta, que têm menos gordura, podem ser benéficos para a perda de peso quando consumidos com moderação. Porém, evitar os queijos ultraprocessados e com alto teor de sódio é fundamental, pois não favorecem a perda de peso. De um modo geral, o queijo não é o melhor para perda de peso devido ao seu alto teor de gordura saturada.
Existem algumas maneiras frutíferas de incorporar o queijo em sua dieta para perda de peso. Tal como:
A maioria dos queijos é rica em gordura saturada. Portanto, comer demais pode levar ao ganho de peso. Outros efeitos colaterais que surgem ao comer queijo em excesso são:
É hora de remover o estigma negativo associado ao consumo de laticínios ao tentar perder peso.
O queijo pode fazer parte de uma dieta saudável para perda de peso, desde que você o consuma com moderação. Feta, ricota, queijo cottage, queijo suíço com baixo teor de gordura ou queijo parmesão são boas opções.
O queijo também pode beneficiar aqueles em uma dieta cetogênica, pois tem baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura. Além disso, o queijo pode fornecer micronutrientes essenciais, como vitamina A, K e complexo B.
No entanto, é vital estar ciente de que o queijo pode ser moderadamente rico em sódio e colesterol, portanto, sempre consuma queijo com moderação.
R. O queijo pode ser uma excelente parte de uma dieta para perda de peso devido ao seu teor de nutrientes. A proteína é uma ajuda eficaz na perda de peso, pois ajuda a reduzir o apetite e faz você se sentir satisfeito por mais tempo. No entanto, o queijo é rico em calorias e gordura saturada, por isso deve ser consumido com moderação. Além disso, é melhor escolher variedades com baixo teor de gordura ou sem gordura.
R. Variantes de queijo como feta, queijo cottage com baixo teor de gordura, cheddar, suíço e parmesão são excelentes opções para perda de peso, especialmente no que diz respeito à redução da gordura da barriga. Esses queijos não são apenas cheios de nutrientes benéficos, mas também vêm em porções de baixa caloria.
R. O queijo pode fazer parte de uma dieta de perda de peso, mas apenas quando consumido com moderação. O queijo cottage com baixo teor de gordura, em particular, é uma boa fonte de proteína e pode ajudar a mantê-lo saciado, contribuindo para a perda de peso. No entanto, também é rico em calorias e gordura saturada. Portanto, comer demais pode levar ao ganho de peso, especialmente na região abdominal.
Para reduzir a gordura da barriga, é essencial focar na criação de um déficit calórico geral por meio de mudanças na dieta, exercícios e estilo de vida. Por exemplo, comer queijo como parte de uma dieta balanceada que inclua uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, combinado com atividade física regular e ingestão controlada de calorias, pode ajudá-lo a atingir as metas de perda de peso desejadas. No entanto, é essencial observar que não é possível reduzir a gordura localizada da barriga, pois a perda de peso é eficaz quando você queima mais calorias do que consome.
R. O queijo é um alimento que pode ajudar tanto no ganho de peso quanto na jornada de perda de peso. Depende inteiramente da sua escolha e prioridade, porque a variedade de queijo que você consome importa e em que proporção. Queijo azul, cream cheese e queijo americano são alguns queijos de alto teor calórico que farão você ganhar peso, enquanto cottage, parmesão e queijo feta são excelentes para perda de peso.
Veja nossa Calculadora de Peso Ideal: Calcular Peso Ideal
1. Dugan, CE, & Fernandez, ML (2014). Efeitos dos laticínios nos parâmetros da síndrome metabólica: uma revisão. O jornal Yale de biologia e medicina, 87(2), 135–147.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4031787/
2. Hess, JM O impacto da ingestão de laticínios na adiposidade e saciedade em adultos. Representante de risco cardiovascular atual 15, 14 (2021)
https://link.springer.com/article/10.1007/s12170-021-00676-6
Qual o Peso Ideal para Homens e Mulheres Manter uma vida saudável é fundamental para…
Como Ganhar Massa Muscular em 2023: Um Guia Completo Quando se trata de ganhar massa…
Exercícios para Perda de Peso - Benefícios e Treinos em Casa A importância do exercício…
Muitas pessoas têm a intenção de emagrecer, mas acabam cometendo erros comuns que dificultam o…
20 dicas infalíveis para emagrecer e adotar um estilo de vida saudável Você está frustrado…
O efeito plato é comum na perda de peso, mas pode ser frustrante. Saiba como…