Sabemos da dificuldade em se alimentar direito nessa vida corrida, mas saiba que você pode começar com uma pequena reeducação alimentar, com o hábito você pode seguir melhor e sem dificuldade.
Sabemos que o policiamento do nosso comportamento vai fazer que esse novo hábito o processo de emagrecimento, mas você precisa ter disposição e disciplina para não cair no conto das “dietas da moda”. A dica é: se você deseja emagrecer e manter o peso a longo prazo, esqueça as dietas restritivas.
E para te ajudar, preparamos 10 dicas importantes que podem te ajudar bastante.
O que é Reeducação alimentar?
Antes de passarmos para as dicas, vamos falar sobre a Reeducação Alimentar. Ela serve para compreender melhor o efeito do alimento em nossa saúde. Ajuda no processo de reformulação do cardápio diário, auxiliando no emagrecimento e evitando o “efeito sanfona”, o reganho de peso.
A reeducação alimentar é um processo longo e gradual, pois requer alterações de quantidades e tipos de alimentos, como: frutas, vegetais, cereais e integrais que são ricos em fibras.
Esse novo hábito, irá te ajudar na escolha de alimentos mais saudáveis e naturais, que geralmente contêm alto teor de fibras e gorduras saudáveis.
Como começar a reeducação alimentar?
Precisamos ter em mente e identificar quais mudanças o seu corpo precisa. Pois o objetivo é fazer a adaptação do seu organismo com o novo estilo de alimentação. Além disso, o seu corpo precisa obter os nutrientes essenciais para funcionar de uma maneira mais saudável.
10 dicas para fazer a Reeducação alimentar
Existem vários outros hábitos que são indicados para melhorar a sua saúde além da alimentação, controlar a fome e facilitar o emagrecimento saudável.
- Não pule as refeição
A pessoa que pula as refeições achando que assim vai emagrecer mais rápido é uma péssima estratégia. Na verdade o efeito é contrário! O organismo entende que você está passando fome e aí o metabolismo fica bem lento e você acaba estocando gordura. Além disso, o jejum prolongado aumenta a produção de insulina no organismo provocando hipoglicemia, a falta de açúcar no sangue. Ficar muito tempo sem comer provoca fraqueza, tontura e mal-estar. - Tome a principal refeição do dia que é o café da manhã
Depois de horas sem se alimentar, o corpo precisa repor energia logo que acorda. O café da manhã faz com que o nosso metabolismo volte a funcionar corretamente, pois durante a noite, ele fica lento e sem receber energia.
O café da manhã é responsável pela regularização de diversos hormônios e é fundamental para a manutenção de energia. Pular a primeira refeição do dia também está ligado a um maior risco de ter colesterol alto e doenças cardíacas.
- Fracione sua alimentação de 3 em 3 horas
Comer a cada 3 horas, ajuda a controlar a fome ao longo do dia, além disso quando você for realizar as principais refeições como almoço e jantar, fará com que você não exagere na alimentação. - Prepare um prato colorido no almoço e no jantar
Os alimentos estão divididos em seis grupos de cores. Para cada grupo, existe uma propriedade e vitamina importante para a alimentação. Com uma alimentação colorida, você ingere uma grande variação de minerais, fotoquímicos e antioxidantes.
Invista em vegetais frescos, legumes, carnes e proteínas magras pois estes alimentos irão ajudar a diminuir a quantidade de alimentos na dieta e diminuir a vontade de comer entre as refeições, o que favorece o emagrecimento.
- Consuma de 3 a 5 frutas por dia
Especialistas recomendam de 3 a 5 porções de frutas com cores variadas para garantir uma fonte de nutrientes mais completa.
Além disso, elas irão ajudar a prolongar a saciedade e diminuir a vontade de doce ao longo do dia, fazendo com que a quantidade de açúcar e calorias diminua durante o dia. O ideal é incluir elas durante o intervalo das refeições.
- Evite frituras, gorduras e doces
Evite comer frituras, comidas que são bastante gordurosas e doces, pois esses alimentos provocam o aumento da pressão arterial, acúmulo de gordura abdominal, resistência à insulina, obesidade e doenças como câncer. Dê preferencia a consumir alimentos assados grelhados.
Você pode substituir o óleo por, óleo de coco, de gergelim ou azeite extra virgem, que são alimentos mais saudáveis.
Para reduzir o consumo de doces e açúcar, coloque a cada dia menos açúcar em seus alimentos. Assim, o seu paladar se acostuma sem sofrer com aquela sensação amarga que é tirar o açúcar de vez do cardápio.
- Priorize os carboidratos integrais
Quando ingerimos alimentos que possuem cereais integrais, eles fazem com que a digestão fique mais lenta, e com isso, liberam menos açúcar no sangue e são ricos em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e dão saciedade por mais tempo.
- Termogênicos: o que são e como eles podem ajudar na perda de peso
- Coma devagar e mastigue bem
Comer devagar é extremamente importante, pois é na boca que se inicia a digestão do que comemos. A mastigação promove a quebra dos alimentos em partículas menores e a saliva, além de umedecer a comida, ainda possui uma enzima conhecida como ptialina, que inicia a digestão do amido (açúcar complexo). - Beba de 2 a 3 litros de água
A água ajuda a proporcionar ganhos na saúde, fazendo com que o efeito da mudança alimentar seja alcançado em poucas semanas. Ela é parceira na mudança de estilo de vida e na reeducação alimentar. Auxilia na eliminação de toxinas e gorduras do corpo, fazendo com que o organismo trabalhe de forma mais fluida.
A água também auxilia nos processos de metabolização do organismo, favorecendo a absorção de vitaminas e nutrientes dos alimentos.
- Concentre-se no seu objetivo e faça reeducação alimentar, nunca dieta
O seu organismo interpreta uma dieta muito restritiva como uma ameaça, então ele armazena energia em forma de gordura para sofrer menos da próxima que você decidir seguir uma dieta maluca. A verdade é que passar fome provoca um efeito contrário ao desejado, ou seja, ao invés de você perder gordura, o seu corpo acaba é armazenando mais gorduras ainda.
Fonte e texto retirado e adaptado: https://www.procorpoestetica.com.br/blog/dez-dicas-reeducacao-alimentar-emagrecer